content_copy
CURSO ONLINE
Envie uma consulta em Consultar Preço que nosso Educativo entrara em contato com mais informações. Agradecemos o interesse, Equipe Joules & Joules!
EXPERIÊNCIAS MODERNAS NOS ANOS 1930 E 1940
com José Augusto Ribeiro
Curso Online
Diversos discursos da História da Arte no Brasil descrevem os anos 1930 e 1940 como o período de “amadurecimento” do modernismo no país – o momento em que prevaleceria, na produção artística, o compromisso com temas sociais, com caracterizações chamadas à época de “regionais”, ou com o aperfeiçoamento técnico das linguagens artísticas, em particular da pintura. Tal quadra histórica – marcada, entre outras coisas, pelo nacional-populismo da Era Vargas (1930-1945) – representaria, assim, um interregno de “baixa” da arte moderna, um tempo marcado não por experimentações, mas pela estabilização de princípios éticos e estéticos no campo das artes plásticas. O que acaba por prensar essas duas décadas entre dois acontecimentos que, comparativamente, seriam de vanguarda e transformação: a Semana de Arte Moderna de 1922 e o surgimento das vertentes construtivas, no começo dos anos 1950.
O objetivo do curso é passar em revista esses esquemas interpretativos, junto com a análise de algumas das obras mais inventivas da arte moderna brasileira, com início ou desenvolvimento naquele período, e que não se deixam explicar pelas rubricas de arte “social”, “nacional”, “regional”, ou pelo cultivo de “valores plásticos” tradicionais e pretensamente atemporais. Os encontros tomam como base o exame de obras de Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Ismael Nery, Candido Portinari, Alberto da Veiga Guignard, Maria Martins, Oswaldo Goeldi, José Pancetti, Flavio de Carvalho, Djanira, Heitor dos Prazeres, Jorge de Lima, Lívio Abramo, Maria Leontina e Maria Helena Vieira da Silva. E entre os autores a serem estudados em aula estão Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Lourival Gomes Machado, Gilda de Mello e Souza, Antônio Cândido, Mário Pedrosa e João Luiz Lafetá.
ENCONTROS ONLINES
09.10 | A literatura sobre o período
16.10 | Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti e Candido Portinari
23.10 | Alberto da Veiga Guignard, Oswaldo Goeldi e Heitor dos Prazeres
30.10 | Flavio de Carvalho, Maria Martins e Jorge de Lima
06.11 | José Pancetti, Djanira e Maria Helena Vieira da Silva
INSCRIÇÕES: 23.06.25 à 06.10.25
PÚBLICO: artistas, estudantes de arte e interessados em geral.
VAGAS LIMITADAS
DATAS DOS ENCONTROS: 09.10, 16.10, 23.10, 30.10, 06.11
HORÁRIO: Quintas Feiras | 19h30 - 21h30
ENDEREÇO ONLINE: o link da sala estará disponível mediante a inscrição.
INVESTIMENTO: R$ 600,00
Marca de Tinta Óleo Artesanal Brasileira. Qualidade Profissional.