content_copy

2. Desenvolvimento das Tintas: 2020/2021

 

 

 

DESENVOLVIMENTO DAS TINTAS: NOSSO PRIMEIRO ANO.

 

Detalhe do mural de testes da J&J.


 

Em março de 2022, a Joules & Joules completou 15 meses de existência e gostaríamos de compartilhar com vocês os principais aprendizados e aprimoramentos que conquistamos através da constante Pesquisa e Desenvolvimento das Tintas.

Quando iniciamos nossos primeiros testes, em julho de 2020, tínhamos a esperança de encontrar em manuais, livros, revistas, sites especializados ou teses contemporâneas, algum norte específico sobre o desenvolvimento histórico das receitas de tintas a óleo. Encontramos uma vasta literatura sobre pigmentos, óleos e cargas minerais;  seus comportamentos, características físico-químicas, histórias e processos de degradação, mas não encontramos uma única receita sequer de qualquer cor que temos hoje em nossa Tabela de Cores. 

Nós produzimos tinta a óleo de segunda a sexta desde dezembro de 2020. Durante esse período, contamos com a ajuda e generosidade de artistas, professores universitários, geólogos, químicos, físicos, restauradores e consultores de materiais de arte. Foi a partir dessa prática diária, dessas conversas, pesquisas e testes que conseguimos compreender e solucionar diversos problemas que nos foram apresentados pelas tintas ao longo do caminho. 

Hoje contamos com uma Tabela de 48 cores mono pigmentárias e 7 cores de mistura. Para cada uma dessas cores foi preciso desenvolver uma receita específica que considerasse as características de cada pigmento, compreendesse as diferentes relações de absorção de óleo e preservasse um alto grau de saturação e pigmentação sem que a consistência das tintas se tornassem muito mole ou muito dura. 

 

Detalhe da J&J.

 

Descobrimos que o excesso de pigmentação nas receitas também traz problemas para a tinta, pois dessa forma ela não consegue produzir uma película adequada em seu processo de secagem e ainda pode estender esse tempo para acima de qualquer normalidade aceitável. Em algumas cores, esse excesso de pigmento pode produzir efeitos iridescentes indesejados na superfície da tinta. Todas essas observações foram estudadas, desenvolvidas e aprimoradas em nossas receitas.

Em setembro de 2021, incorporamos o Óleo de Linhaça Prensado a Frio em nossas receitas. Ele absorve melhor o pigmento no processo de fabricação da tinta, produz uma consistência mais firme, oferece uma película mais uniforme e resistente  conforme a tinta seca e proporciona menor grau de amarelecimento das cores ao longo dos anos em relação ao Óleo de Linhaça Refinado Alcalino. Adicionamos também o Óleo de Cártamo nos brancos, amarelos e azuis com o objetivo de retardar ainda mais o processo de amarelecimento dessas cores.

 

 

  Pigmentos, Óleo de Linhaça Prensado a Frio, Óleo de Cártamo e algumas das Cargas Minerais utilizadas pela J&J.

 

Com o passar do tempo, nós entendemos como se dá o processo de envelhecimento de cada cor/receita dentro do tubo. Compreendemos que a tinta passa por uma transformação/estabilização significativa em um período entre 15 dias a um mês após ela ser feita e passamos a aprimorar cada cor a partir da observação desse comportamento. Nesse período, a consistência da tinta sofre uma variação significativa de acordo com cada pigmento.  Um dos agravantes desse fenômeno pode ser a aceleração da separação do óleo/pigmento dentro do tubo,  o que pode gerar vazamento de óleo. Para amenizar essa questão, pesquisamos, encontramos e testamos uma Carga Mineral / Estabilizante cuja principal função é manter óleo/pigmento juntos por mais tempo. Também adquirimos tubos mais adequados para o manuseio e armazenamento da tinta que não deixam o óleo escapar pela parte de trás.

A Joules & Joules compreende que vários clientes compraram nossas tintas em diversos estágios desse desenvolvimento. Contem para nós como foi a sua experiência com as J&J através de nosso email ou instagram. A sua experiência e opinião é fundamental para que nós possamos seguir aprimorando.

 

Novos tubos feitos sob encomenda. Facilitam a saída da tinta e e evitam o vazamento de óleo pelo fundo.


 

Março de 2022.

Bruno Dunley e Rafael Carneiro

 

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

Atelie de Arte Xavier Carneiro - CNPJ: 19.438.649/0001-17 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail