content_copy
CURSO PRESENCIAL
Envie uma consulta em Consultar Preço que nosso Educativo entrara em contato com mais informações. Agradecemos o interesse, Equipe Joules & Joules!
PRODUÇÃO DE TINTA A ÓLEO
com Daniel Xavier e Raquel Magalhães |
Curso Presencial
De sua origem até os dias de hoje, fazer uma tinta a óleo é uma prática envolta em mistério. De receitas secretas guardadas a quatro chaves produzidas por pintores e seus aprendizes, à sua progressiva migração para a indústria, cada cor se apresenta como uma incógnita da qual os artistas se distanciaram cada vez mais.
Diminuir essa distância e compartilhar o conhecimento adquirido pelo trabalho cotidiano da Joules & Joules, é o propósito deste curso que leva ao público uma amostra dessa experiência unindo manipulação direta dos materiais e apresentações práticas e teóricas ao longo de quatro encontros.
Reaproximar o artista dos seus materiais constituintes e primordiais da tinta à óleo é o ponto de partida para a compreensão das características básicas de cada cor, de cada pigmento, óleos secativos, cargas minerais, e de como tais características influenciam diretamente na construção de uma receita que as respeite.
Tal conhecimento não se faz relevante apenas para aqueles que buscam fazer sua própria tinta, mas para que se ampliem as possibilidades materiais dentro do ateliê. Entendendo como a tinta é produzida, e cada um dos elementos empregados em sua criação, se torna claro como adaptá-la à necessidade particular de determinado trabalho de arte.
*MATERIAIS BÁSICOS INCLUSOS*
ENCONTROS PRESENCIAIS
06.09 | Tinta a óleo: O que é e como sua manufatura se desenvolveu ao longo do tempo
Neste primeiro encontro introdutório apresentamos o que constitui uma tinta a base de óleo, suas características fundamentais e como a tinta a que temos acesso atualmente é o resultado de um longo processo histórico de desvinculação do artista com o fazer artesanal de suas próprias cores. Percurso este, que passa das guildas de artistas no período medieval, aos colormen do século XVII, chegando até sua incorporação à indústria em larga escala após a revolução industrial do século XVII.
13.09 | Pigmentos, óleos secativos e suas características
Neste segundo encontro, temos como objetivo apresentar os dois principais ingredientes que formam a tinta a óleo – os pigmentos e suas diversas famílias e especificidades, e os diferentes óleos secativos que podem ser utilizados para formar essa pasta.
20.09 | Introdução às cargas minerais
Nos debruçamos sobre as interações dos óleos e pigmentos com as cargas minerais. Componentes essenciais para a estabilização e formação do corpo da tinta bem como de suas características materiais, as cargas minerais apresentam um largo escopo de possibilidades na formação de uma tinta a óleo de alta qualidade.
27.09 | As relações entre as cargas minerais e a escolha do corpo da tinta
O objetivo deste último encontro é o de introduzir uma nova tríade de cargas minerais disponíveis para o uso dos artistas e suas interações com a massa de tinta. Evidenciando, o papel fundamental de cada elemento, de forma que fiquem claras as interações entre todos elementos a serem considerados no momento de se fazer uma tinta.
INSCRIÇÕES: 21.07.25 à 01.09.25
PÚBLICO: artistas, estudantes de arte e interessados em geral.
VAGAS LIMITADAS
NÚMERO DE ENCONTROS: 4
DATAS DOS ENCONTROS: 06.09, 13.09, 20.09 e 27.09
HORÁRIO: Sábados | 10h30 - 13h30
INVESTIMENTO: R$ 550,00 com material incluso
Marca de Tinta Óleo Artesanal Brasileira. Qualidade Profissional.